Roteador com duas ou três antenas? Veja qual é o melhor


Alguns modelos de roteadores têm duas antenas de 5 dBi ou três de 3 dBi. Os modelos são indicados para perfis e configurações diferentes no uso da rede Wi-Fi e, caso o usuário escolha o padrão ideal, o sinal pode até mesmo melhorar.

Confira as diferenças entre roteador com duas ou três antenas. 

O número de dispositivos e para quantos andares o aparelho precisa trabalhar são dados que influenciam na escolha. 

http://www.baboo.com.br/wp-content/uploads/2014/06/TP-LINK_Archer_C2_01.jpg 

Antena. Para que serve? 

Antes de conseguirmos identificar a melhor opção, é preciso saber para que serve a antena do roteador. A peça tem como finalidade aumentar o ganho do sinal, seja na recepção ou na transmissão de dados. Isso significa que concentra e aumenta o campo de abrangência do Wi-Fi. Assim, quanto maior o valor em dBi, mais forte será o sinal e mais longe chegará.

 

Um erro frequente é achar que esse valor interfere na velocidade da conexão. Na realidade, o limite de transferência é determinado pelo padrão wireless. A rede 802.11b consegue alcançar 11 Mbps, a 802.11g atinge até 54 Mbps e a rede 802.11n, mais moderna, chega a 300 Mbps. 


Quantidade de antenas
 
Ao contrário do que possa parecer, a quantidade de antenas em um roteador não aumenta o alcance do sinal. O ganho total do dBi é o mesmo; o que melhora é o tráfego dos dados. Isso porque, quanto mais antenas, mais pontos de transmissão e recepção de sinal.
Para exemplificar, vamos supor um roteador com três antenas. Enquanto uma delas estiver recebendo sinal, as outras duas podem transmitir sinal para dispositivos diferentes. Um roteador com duas antenas teria que transmitir o sinal para diversos devices por meio de um só ponto. Já um aparelho de apenas uma antena precisa alternar entre a função de receber e transmitir sinal.

 

Escolhendo entre 2 ou 3 antenas
 
A escolha de um roteador com duas ou três antenas vai depender do seu uso e bolso. O maior número de antenas sempre será positivo, mas o gasto pode não compensar. Para efeito comparativo, vamos pegar dois modelos da TP-Link que operam na rede 802.11n. O TP-Link TL-WR1043ND, que tem três antenas de 3 dBi, sai por aproximadamente R$ 360. Já o TP-Link TL-WR841HP, que tem duas antenas de 5 dBi, tem preço médio de R$ 270.

http://mlb-s2-p.mlstatic.com/roteador-tp-link-n750-750mbps-wireless-dualband-tl-wdr4300-14371-MLB3845505270_022013-F.jpg 

Só é interessante comprar o roteador de três antenas se o usuário tem muitos dispositivos. Caso exista apenas um smartphone conectado à rede Wi-Fi, o valor excedente será empregado em um recurso subutilizado. Nesta hipótese, adquirir um roteador com menos antenas de maior alcance é melhor.

 Aqui vale fazer uma ressalva importante. Como já dito, o alcance aumenta proporcionalmente em relação ao valor do dBi, porém há redução no ângulo de disseminação. Em outras palavras, quanto maior for o ganho em dBi, mias longe a antena irá irradiar o sinal em linha reta, mas num campo mais estreito.
 



 Esse dado é essencial na hora de escolher o dBi da antena do roteador. Se você mora em uma casa de dois andares, por exemplo, a antena de 3 dBi será melhor que a de 5 dBi, pois as ondas conseguirão subir com mais facilidade. Caso o ambiente seja comprido e no mesmo plano, o melhor desempenho é obtido com antenas de alto dBi.




Fonte:techtudo

 
Compartilhar no Google Plus

Autor joaogrifff@gmail.com

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Editá-lo no html
    Blogger Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Publicidade